Sincretismo

Em 2020, a cantora Mônica Salmaso, iniciou o projeto de lives com artistas convidados chamado “Ô de casas“. A partir disso, um coletivo de artístas têxteis me chamou para participar do “Bordando Ô de casas“, onde cada criador faria um bordado baseado nas músicas apresentadas nesses encontros.

Com o desafio aceito, recebi a letra “Sincretismo“, de Sérgio Santos e comecei a rabiscar as primeiras ideias. Pesquisei sobre festa dos Erês que traduzi através do Cosme e Damião e dos Ibejis, santos similares no catolicismo e no candomblé que remetem à infância, alegria, brincadeira e doces! 🙂

Depois do desenho pronto, hora de começar a bordar! Utilizei para o fundo o padrão carimbado da minha série Ñyata, inspirada nos desenhos da natureza e arte indígena, criada na oficina de iconografia e design de superfície no CIC, ministrada pela Patrícia Amante.

Com mais de 120 participantes, a obra inteira foi lançada virtualmente através de um site e de um vídeo emocionante que a Mônica fez ao receber todos esses bordados.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *