Me reencontrei com a Escrita de Lygia Fagundes Telles depois de adulta, com “Ciranda de Pedra”. Se tornou uma das minhas escritoras favoritas.
Sua escrita misteriosa, que busca caminhos inesperados, me inspirou em vários bordados que fiz na FofysFactory®.
Em 2018, fui convidada para participar da exposição “As linhas do corpo”, um coletivo de artistas que bordam aqui de Florianópolis.
Quando comecei a pesquisa, me deparei com uma frase do livro “A disciplina do amor”, e a partir dali comecei a desenvolver minha obra “Linha dupla”.
É desta obra em que a frase bordada por mim “Não cortaremos os pulsos, ao contrário, costuraremos com linha dupla todas as feridas abertas”, desde ontem, foi espalhada pelas redes sociais quase sem nenhum crédito.
Tempo depois, ao ministrar uma oficina unindo bordado e literatura no Colégio de Aplicação da UFSC, fiz meu segundo trabalho inspirado em sua escrita. Nesta obra, usei uma frase de “Verão no aquário”:

Essas criações autorais, viraram também bordados encomendados por clientes da FofysFactory®, o que me deixou muito feliz.

As palavras de Lygia estão presentes nas minhas criações porque, de alguma forma, elas traduzem o que sinto.
Não dá só para lamentar sua partida: deixou uma vasta obra e morreu prestes a fazer 99 anos. Há de se comemorar um legado desses!
Para sempre, Lygia Fagundes Telles.

Deixe um comentário